Nota sobre o Cine-Theatro Central

Empenhada em solucionar determinações do Corpo de Bombeiros feitas a partir de vistorias periódicas no Cine-Theatro Central, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) esclarece:

Um boletim de ocorrência foi entregue à Reitoria da UFJF no último dia 3 de outubro, às 14h30. Neste mesmo dia e horário foi realizada uma reunião no Gabinete do Reitor, na qual estavam presentes a vice-reitora, Girlene Alves da Silva; a pró-reitora de Cultura, Valéria Faria; o diretor do Cine-Theatro Central,  Carlos Fernando; a pró-reitora Adjunta de Infraestrutura, Janezete Marques;  e a equipe de comando do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora.

Na listagem do Corpo de Bombeiros, havia ações de cunho técnico e outras de adaptação do espaço interno, que já haviam sido solicitadas em outra gestão e, infelizmente, não foram resolvidas. As de cunho técnico foram imediatamente realizadas pela Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), como iluminação de emergência e hidrante de recalque, sendo testados na presença do Corpo de Bombeiros que, imediatamente, liberou o espaço.

Já as ações relativas às adaptações do espaço interno – como corrimãos e guarda-corpos, instalação de novos ou complementação dos existentes, assim como da escada de acesso aos banheiros do terceiro pavimento -, dependem de autorização do Iphan, pois a edificação é tombada pelo patrimônio histórico. O comando do Corpo de Bombeiros concordou em aguardar um posicionamento do órgão. Para tanto, acontecerá uma reunião no próximo dia 18, com um arquiteto do Iphan, na qual serão apresentadas as exigências do Corpo de Bombeiros.

Foi estabelecido pela UFJF, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, que o segundo e o terceiro andares do teatro (balcão nobre, galeria e camarotes) terão o acesso vedado por tempo indeterminado. Os espetáculos agendados acontecerão normalmente, ocupando todo o piso térreo, que inclui as áreas das plateias A e B.

Esclarecemos que a direção do Cine-Theatro Central está tomando providências junto aos produtores de eventos e espetáculos agendados no sentido de que a restrição do espaço não seja fator impeditivo de realização dos mesmos. O Cine-Theatro Central possui em seu primeiro piso capacidade para receber 1.232 espectadores.

A UFJF, mediante a exigência do Corpo de Bombeiros, espera que os trâmites de aprovação sejam acelerados.

Adicionar a favoritos link permanente.