Joãozinho da Percussão comemora 80 anos com show do projeto Luz da Terra

Divulgação

Publicado em 18 de junho de 2019

O músico João Baptista Pereira, o conhecido Joãozinho da Percussão, nasceu apenas dez anos após a inauguração do Cine-Theatro Central. Em um ano repleto de celebrações como 2019, no qual o teatro completa seus 90 anos, o artista também comemora seus 80 anos de vida e de música bem vividos, apresentando ao público um show pelo Projeto Luz da Terra.

Para comemorar em grande estilo, Joãozinho chega ao palco bem acompanhado, contando com a participação dos músicos e amigos Salim Lamha (guitarra), Advar Medeiros (sax e flauta), Lula Ricardo (contrabaixo), Fernando Drummond (trombone e arranjos), além de convidados, como Tânia Bicalho, Ana Terra, Roger Resende, Carlos Fernando, Cacá Boechat e a banda Lúdica Música.

O repertório passa por toda a sua história, trazendo grandes momentos de sua carreira e revisitando músicas de quando acompanhava artistas de peso como Chico Buarque, Jorge Benjor, Benito di Paula, Tim Maia, Joyce, Carlinhos Vergueiro, Paulinho Boca de Cantor, Pepeu Gomes e Baby Consuelo, além de bandas como A Cor do Som.

Joãozinho das maracás, do bongô, da cuíca, do tamborim, do pandeiro e de tantos outros instrumentos tem a marca de seu toque especial em vários álbuns de importantes músicos brasileiros, como África Brasil (1976) de Jorge Benjor, Mudança de estação (1981) do grupo A Cor do Som, e Regina (2003) do baixista juiz-forano Dudu Lima.

Prata da casa

Nascido em Juiz de Fora, no dia 24 de junho de 1939, cresceu no bairro São Mateus. Com apenas cinco anos de idade, começou a tocar bateriasob o olhar admirado do tio. “Havia uma banda de música na Igreja São Mateus e o meu tio era um dos integrantes. Ele atuava em bailes e ensaiava na minha casa. Isso despertou em mim o gosto pela música”, conta.

Daí para frente, foram décadas de estrada e propostas, sempre indo e voltando de Juiz de Fora, de onde nunca saiu de fato. Seu talento foi e é reconhecido em todos os lugares por onde passa e mesmo recebendo convites para morar em diversos países, Joãozinho preferiu fincar raízes em sua cidade natal.

Em sua trajetória, estão momentos históricos como o que, acompanhando o Coro Mater Verbi a uma turnê pela Europa, em setembro de 2001, impressionou o Aeroporto de Frankfurt, então fortemente armado por conta do ato terrorista contra as Torres Gêmeas nos EUA, e arrancou aplausos emocionados ao entoar “Aquarela do Brasil” junto com os Meninos Cantores da Academia.

 Projeto Luz da Terra

Com o intuito de democratizar o acesso a criações relevantes para a cidade e a região, a Pró-reitoria de Cultura vem proporcionando oportunidades a produtores e artistas locais de diferentes áreas de atuação, indo do teatro à música, passando pela dança, pela literatura e outras manifestações.

As raízes do Luz da Terra remontam ao “Projeto Sérgio Lessa”, de 2007, que reverenciava a memória do ator e diretor teatral, até que passou a ser chamado “Luz da Terra”, em 2013, homenageando Robson Terra, que atuou como ator, diretor e produtor, marcando a história das artes cênicas na cidade e na região.

 Serviço

Show: Joãozinho da Percussão: 80 anos de vida e música

Data: 24 de junho, às 19h

Local: Cine-Theatro Central

Endereço: (Praça João Pessoa, s/n, Centro – Juiz de Fora, MG).

Outras informações: (32) 3231-4051

Adicionar a favoritos link permanente.