Trupe de teatro antigo encena trechos de tragédias gregas no Central

Publicado em 20 de agosto de 2019

Divulgação

O Cine-Theatro Central recebe na noite da terça-feira, 3 de setembro, o espetáculo inédito Tragédia em Gotas, montagem da Companhia Trupersa – Trupe de Tradução e Encenação de Teatro Antigo. Construído a partir de uma colagem de textos trágicos gregos “quase atemporais”, o grupo interpreta Medeia, Orestes e Electra, de Eurípedes, com objetivo de discutir problemas atuais.

O espetáculo faz parte das atividades culturais oferecidas para o XXII Congresso da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, que acontece na UFJF entre os dias 02 e 06 de setembro, com o tema “Antiguidade: Desejo e Liberdade(saiba mais sobre o Congresso em https://bit.ly/30kqj86) .

A companhia surgiu em uma disciplina oferecida na Universidade Federal de Minas Gerais pela professora Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa que, em 2009, traduziu o prólogo de Os Persas, de Ésquilo, com seus alunos de literatura e teatro grego. Após terem a tradução publicada na revista Nuntius Aniquus, experimentaram a oralização e a encenação do texto traduzido.

Divulgação

Atualmente, Trupersa é uma colaboração entre os estudantes de grego da Faculdade de Letras da UFMG, com atores e estudantes do curso de Teatro da Escola de Belas Artes, que se propõe a realizar pesquisas e estudos específicos de tradução de textos teatrais, de forma coletiva e diversificada, com objetivo de produzir traduções voltadas para a encenação.

O espetáculo propõe uma passagem por diversos pontos de vistas sobre os arquétipos da maternidade, da irmandade, da amizade, do incesto, da traição e do Eros. A partir dos mitos gregos que ganham dicção contemporânea, a peça é motivada a discutir com lucidez questionamentos sobre a violência doméstica e como a educação exerce um papel importante para a construção de uma sociedade menos violenta.

 

Ficha Técnica

Título: Tragédia em Gotas

Diretora da Tradução e Dramaturgista: Tereza Virgínia R. Barbosa

Direção: Anita Mosca

Elenco: Alice Mesquita, Anita Mosca, Beatriz Novaes, Guilherme Mello, Sara Anjos, Tamiris Gouveia. Participação especial de Tereza Virgínia R. Barbosa

Máscaras: Ronaldo Alves

Elementos cênicos e figurinos: Alice Mesquita e Beatriz Novães

Produtor executivo: Anselmo Bandeira

Produção: Truπersa

Duração: 60m

 

Tragédias em Gotas – Trupersa, Trupe de Tradução e Encenação de Teatro Antigo

Divulgação

Dia 03 de setembro, às 20h, no Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa, S/N – Centro, Juiz de Fora – MG)

Entrada franca (Cada pessoa pode retirar até dois ingressos, que serão distribuídos no Cine-Theatro Central, na Faculdade de Letras, com os monitores do Congresso, e na Pró-Reitoria de Extensão da UFJF a partir de 22 de agosto).

Classificação indicativa: 15 anos

 Outras informações:

Cine-Theatro Central – (32) 3231-4051

Adicionar a favoritos link permanente.