Palco Central comemora o Dia Nacional do Forró com arrasta-pé na praça

Publicado em 3 de dezembro de 2019

O Dia Nacional do Forró (13/12) vai ser comemorado antecipadamente e em grande estilo no 3º Palco Central Externo de 2019, no próximo domingo, 8, a partir das 13h. A comemoração contará com atrações durante toda a tarde e a noite, como Dj Kalango, Trio Só Forró, Forrozeta e Evaldo e Trio. Professores de dança estarão disponíveis para ensinar passos de forró ao público e fazer um verdadeiro arrasta-pé em frente ao cine-teatro, na Praça João Pessoa.

O dia contará também com um espaço gourmet do São Bartolomeu, além da presença de vários estandes, como os do Soulcat, Primavera Agroecológica, Mango Haze, Artemisia, Andar de Baixo Confecções, Médicos do Barulho e vários outros.

Ao som de triângulo, sanfona e zabumba, o forró surgiu no século XIX e é um dos mais tradicionais ritmos tipicamente brasileiros. Com raiz no nordeste do país, o estilo tem uma temática ligada diretamente aos aspectos culturais e cotidianos daquela região. A origem do nome tem várias versões, mas a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo, que defende ser um termo derivado da palavra “forrobodó”, como eram chamados os bailes populares da época.

As atrações

A paixão pelo forró virou profissão e o DJ Kalango não toca somente músicas: ele conta a história, mostra a cultura e ensina a riqueza grandiosa do forró pé de serra. Com um repertório que mescla artistas consagrados com os poucos conhecidos e gerações antigas e novas, ele inova ao fazer a pista de dança se divertir com um som muito animado.

O Trio Só Forró, que conta com Maurício Martins (zabumba e voz), Emerson (sanfona e voz) e Ederson (triângulo e voz), chega ao Central do Forró com uma proposta ousada: não deixar ninguém parado. Com mais de 16 anos de história, o Só Forró já dividiu o palco com grandes músicos e mestres do gênero, entre eles Dominguinhos, Rastapé, Falamansa, Zé Ramalho, Trio Nordestino, Trio Forrozão, Trio Virgulino, entre outros.

O Forrozeta, formado há mais de três anos, conta com os músicos Silvio Rodrigues (Baiano), no triângulo e voz; Chacrinha Brasil, na sanfona, e Kennedy Reis, na zabumba. Com uma fórmula ímpar de contagiar o público e um repertório superanimado, o trio já percorreu várias cidades mineiras e cariocas com seu forró pé de serra.

 

Palco Central – Dia Nacional do Forró

Domingo, 08 de dezembro, das 13h às 19h, em frente ao Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa, s/ nº, Centro – Juiz de Fora, MG).

O evento é aberto ao público e não é necessária a apresentação de ingressos.

Adicionar a favoritos link permanente.