Notícias


Grupo Giramundo e Orquestra Jovem Inhotim apresentam Pedro e o Lobo no Central

Publicado em 26 de maio de 2017 

O consagrado grupo de teatro de bonecos Giramundo apresenta o espetáculo Pedro e o Lobo no Cine-Theatro Central, junto com a Orquestra Jovem Inhotim, no próximo dia 3 de junho, às 16 horas. A peça é baseada na obra homônima do maestro russo Sergei Prokofiev, e narra a história de Pedro e seus amigos, que, ao contrariar os conselhos de seu avô, se deparam com um lobo feroz na floresta.

Na história, o pequeno Pedro resolve enfrentar um lobo, com a ajuda de alguns animais que eram seus amigos.  A orquestra jovem, composta por cordas, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompete, trombone, trompas, tímpanos e percussão, se coloca em cena apresentando um som para cada personagem, a fim de identificá-los sonoramente. ler mais

Tirullipa explora seu talento em várias modalidades de humor, dia 28, no Central

Publicado em 12 de maio de 2017 

Comemorando os 20 anos de carreira do comediante Tirullipa, o espetáculo Não sou o cara, mas sou filho dele promete tirar boas gargalhadas da plateia do Cine-Theatro Central. A apresentação será no dia 28 de maio, domingo, às 19h, e vai relembrar toda a história do artista.

 Tirullipa mostra todas as suas facetas ao reunir diversos estilos e recursos de humor: stand up comedy, piadas, paródias, causos, imitações, dublagens, música, figurino e muito mais. Indicado para todos os tipos de público, o espetáculo retrata tanto situações do nosso cotidiano quanto o atual momento econômico e político do país, além de apresentar as mais engraçadas imitações de personagens, cantores e celebridades.

 Os ingressos podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda: Shape Suplementos (Independência Shopping), Zine Cultural, Zé Kodak (Santa Cruz Shopping), All Sports (Shopping Jardim Norte) e na própria bilheteria do Central.

  ler mais

Cine-Theatro Central divulga Edital Luz da Terra 2017

Publicado em 25 de abril de 2017

Produtores culturais de Juiz de Fora já podem se candidatar às datas disponibilizadas pelo Cine-Theatro Central para ocupação artística e cultural através do projeto Luz da Terra. O edital da chamada pública oferece até 15 datas para realizadores locais com espetáculos de teatro, música e literatura, entre outras atividades artísticas e culturais, a serem apresentados no período de 20 de julho a 31 de outubro de 2017.

 Cada proposta poderá pleitear apenas uma data de apresentação. O Edital prevê que, caso a apresentação seja com entrada franca, é garantida a isenção da taxa de ocupação do Central. Em caso de cobrança de ingresso – cujo valor máximo deve ser R$ 35 – os produtores devem pagar taxa de ocupação no valor de R$ 1.100,00. ler mais

Central divulga resultado final de edital de ocupação

Publicado em 20 de abril de 2017

Cine-Theatro Central divulgou hoje o resultado do Edital de ocupação artística e cultural do espaço entre 15 de maio a 31 de outubro de 2017. Após a primeira fase de seleção, com oito indeferimentos, quatro recursos foram apresentados, sendo três acatados. Ao todo 39 projetos se inscreveram para os 30 agendamentos possíveis no período, dos quais 29 foram selecionados e três classificados como suplentes. A suplência é destinada a propostas que pleitearam datas coincidentes com outras, mas que obtiveram nota menor que a selecionada. Em caso de desistência ou impedimento, o suplente ocupará a data.

Os projetos inscritos foram avaliados pelo Conselho Diretor do Cine-Theatro Central, que decidiu com base em quatro critérios: mérito (originalidade, criatividade e inovação nos conceitos e/ou execução); exequibilidade; relevância cultural(reconhecimento de valores culturais importantes advindos da proposta); e diversidade (abrangência de áreas diversas no projeto). ler mais

Central divulga resultado parcial de edital de ocupação

Publicado em 12 de abril de 2017

Foi divulgado nesta quinta-feira,12, o resultado parcial do Edital 2017 de Ocupação Artística do Cine-Theatro Central. Ao todo 39 propostas se inscreveram para se apresentar no espaço no período de 15 de maio a 31 de outubro deste ano.  Nesta primeira análise, feita pelo Conselho do teatro, 31 projetos foram selecionados, sendo 28 classificados e 3 suplentes, e oito indeferidos.

A princípio, o edital previa 30 agendamentos para o período estipulado, no entanto, em razão da qualidade do material apresentado e ao número elevado de procura, o Conselho decidiu por unanimidade ampliar o número de vagas.  ler mais

Resultado das bolsas do Cine-Theatro Central

Publicado em 06 de abril de 2017

O Cine-Theatro Central divulga o resultado do processo seletivo para as bolsas de Treinamento Profissional “Apoio à Pró-reitoria de Cultura” e “Visitas Guiadas no Cine-Theatro Central”. Os bolsistas selecionados devem procurar a Pró-reitoria de Cultura para assinar o termo de compromisso. Os demais nomes listados são considerados classificados e podem ser chamados a ocupar a vaga, em caso de desistência ou ampliação do quadro.

Agradecemos a todos os inscritos pelo interesse em trabalhar conosco.

ler mais

Abertas as inscrições para edital de ocupação do Cine-Theatro Central 2017

Publicado em 31 de março de 2017

Está aberto o período de inscrições para ocupação do Cine-Theatro Central.  O edital de Chamada Pública divulgado informa que o espaço possui até 70 datas em sua agenda para serem ocupadas no período de 15 de maio a 31 de outubro de 2017.

De acordo com o edital, 30 agendamentos estão destinados a espetáculos de teatro adulto, teatro infantil, dança, música, conferências, palestras, formaturas e eventos afins.

Outras 25 datas serão voltadas para demanda espontânea de produtores de teatro, dança, música, palestras e propostas que solicitarem a ocupação do teatro num período de antecedência mínima de 30 dias do evento.

As 15 vagas restantes serão destinadas ao projeto Luz da Terra, que tem edital à parte e será lançado posteriormente, e é voltado exclusivamente para produção local a preços populares. Caso as vagas do projeto não sejam ocupadas, elas serão direcionadas à modalidade de demanda espontânea.

O objetivo de realizar a ocupação do espaço via edital é dar transparência ao processo e tornar democrático o acesso de produtores e artistas ao mais antigo teatro da cidade. ler mais

Central de Compositores celebra aniversário do Cine-Theatro Central

Uma edição especial do projeto Central de Compositores marcará o aniversário de 88 anos do Cine-Theatro Central, nesta quinta, 30 de março, a partir das 12h. Celebrando um dos mais importantes cartões postais da cidade, artistas com Alessandra Crispim, Roger Resende, Luizinho Lopes, Me Gusta Xagusta (Gustavo Agostinho), Cacáudio, Gustavo Woods e Bruno Targs mostram suas composições para público do Calçadão da Halfeld.

 De acordo com o diretor do Cine-Theatro, Carlos Fernando Cunha, a apresentação traz alguns nomes que passaram pelo projeto como forma de gratidão ao mais antigo e nobre palco juiz-forano. “Com o sucesso do projeto em 2016, decidimos retribuir ao Central, que em si mesmo é um presente para o público e para os artistas, com outro presente: os músicos locais”, comemora.

 A apresentação da Central de Compositores acontece nas escadarias do Cine-Theatro.

  ler mais

Acordo com Ministério Público reabre Cine-Theatro Central

Publicado em 28 de março de 2017

A Reitoria da UFJF e o 4º Batalhão de Bombeiro Militar de Juiz de Fora em reunião no Ministério Público Federal assinaram, na tarde desta segunda-feira, 27,  o Termo de Ajustamento de Conduta para manter o 1º  andar do Cine-Theatro Central (plateia) funcionando até que as obras do 2º e 3º andares do referido equipamento cultural sejam realizadas.

Procult seleciona bolsistas e voluntários para atuação em dois projetos

Publicado em 22 de março de 2017

A Pró-reitoria de Cultura está com vagas abertas para treinamento profissional em dois projetos: um deles é o Visitas Guiadas no Cine-Theatro Central, que vai selecionar dois bolsistas; o outro é o Apoio à Pró-reitoria de Cultura, que tem uma vaga para bolsista e três para voluntários. As inscrições para ambos os projetos começam na quarta-feira, dia 22, e a seleção será realizada no dia 31 de março. ler mais