Notícias


Com entrada franca, Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro se apresenta no Cine-Theatro Central

Publicado em 16 de abril de 2024

Sob regência do maestro Cláudio Cruz e com Joel Gisiger (oboé) como solista, concerto com obras de Weber, Strauss e Schumann faz parte das celebrações pelos dez anos da Orquestra Residente da PUC-Rio

Divulgação

A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), orquestra residente da PUC-Rio, fará uma apresentação especial no Cine-Theatro Central, no próximo dia 25 de abril, às 20 horas, sendo esta a primeira vez do grupo na cidade. Sob a regência de Cláudio Cruz, os integrantes executam obras de Carl Maria Von Weber, Richard Strauss e Robert Schumann, contando com o oboísta Joel Gisiger como solista.

A apresentação faz parte de uma extensa agenda de concertos que acontecem ao longo do ano para celebrar os dez anos da orquestra. Formada por 55 jovens, com moradores de comunidades do Rio de Janeiro em sua maioria, a OSJRJ faz parte do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), que atua com ensino de música clássica a jovens e crianças que vivem em áreas de vulnerabilidade em todo o estado. O repertório a ser apresentado no Central, além de consagrado e de elevada sofisticação e virtuosismo, é executado nas melhores salas de concerto no mundo. Não por acaso este programa contará com a regência do maestro Cláudio Cruz, um dos maiores nomes da atualidade.

O regente tem atuado como convidado em diversas orquestras brasileiras – entre elas, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Sinfônica Brasileira, Petrobras Sinfônica, Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, Sinfônica de Porto Alegre – e internacionais, tais como a Orquestra de Câmara de Toulouse, Orquestra Sinfônica de Avignon, Northern Sinfonia (Inglaterra), a Sinfonia Varsovia, New Japan Philharmonic, Hyogo Academy Orchestra, Hiroshima Symphony (Japão), Vogtland Philharmonie (Alemanha), Jerusalem Symphony Orchestra, entre outras.

ler mais

Sorteio de postais colecionáveis

Publicado em 12 de abril de 2024

Divulgação

Lançamos hoje uma série de sorteios de cartões postais comemorativos dos 95 anos do Cine-Theatro Central. Ao longo das próximas cinco sextas-feiras, serão disponibilizados os links para inscrição no sorteio que será realizado na quinta-feira seguinte por meio de sorteador online. O vídeo com o momento do sorteio será postado nos stories do @cinetheatrocentral.

Os contemplados serão comunicados por e-mail com as informações para retirada do prêmio.

Para participar do sorteio do CARTÃO POSTAL 1 (Lustres do Central) clique no link:

https://forms.gle/2VMGGfFkNZeAA5Ht9

Confira os sorteados para o show de 95 anos do Cine-Theatro Central

Publicado em 03 de abril de 2024

Atenção!!!

O sorteio para o show “Ivone Rara”, em celebração dos 95 anos do Cine-Theatro Central, foi realizado. Confira, abaixo, a lista dos sorteados. Cada um poderá retirar até dois ingressos portando documento de identidade e CPF, na recepção do teatro, nos seguintes dias e horários:

  • Quinta-feira, dia 04/04/2024, das 9h às 12h e das 14h às 17h; 
  • Sexta-feira, dia 05/04/2024, das 9h às 14h.

Não será permitida a retirada de ingressos fora do prazo estipulado. 

CONFIRA A LISTA DE SORTEADOS

Observação: Inicialmente, seriam destinados ao público externo 400 ingressos, mas, considerando a quantidade de interessados, foram disponibilizados 690 ingressos, ou seja, 345 sorteados. 

Os contemplados pelo SIGA/UFJF podem conferir a lista no próprio SIGA laranja e em seus e-mails.

João Cavalcanti apresenta o show “Ivone Rara” nos 95 anos do Cine-Theatro Central

Publicado em 1° de abril de 2024

Divulgação

Como parte das comemorações dos 95 anos do Cine-Theatro Central, o multifacetado astro da música brasileira, João Cavalcanti, realiza seu show “Ivone Rara”, trazendo aos juiz-foranos um repertório que reverencia Dona Ivone Lara, que faria 100 anos em 2022. Compositor, instrumentista, cantor, arranjador, produtor e jornalista, ele interpreta 15 músicas assinadas pela saudosa Dama do Samba em parceria com Delcio Carvalho, Hélio dos Santos, Luiz Carlos da Vila e Bruno Castro.

Com sua gênese em “Ivone rara – 100 anos da Dona do Samba”, seu primeiro álbum solo, disponível nos aplicativos de música, o show tem entrada franca mediante convites (sorteio) e acontece no dia 6 de abril, às 20 horas. A ideia é trazer uma nova perspectiva sobre a arquitetura melódica da compositora, trazendo diferentes encadeamentos sobre um trabalho que já está inscrito na história da música brasileira, especialmente o samba.

Nesse tributo a Dona Ivone Lara, a abertura se dá com “Alguém me avisou”, entrelaçada a “Menino brasileiro”, passando por “Sem cavaco não”, “Enredo do meu samba”, “Dizer não pro adeus” e “Adeus à solidão”. Para fazer crescer essa nova narrativa, o artista explica que criou uma colcha de retalhos que entrelaça canções em forma de suítes.

As suítes aparecem não apenas em função da formação instrumental, que remete a um concerto, mas também para ajudar a contar essa história nova que ele quer apresentar. É o caso da “Suíte voz”, que sublinha a faceta do intérprete em sua profissão-missão de cantar, agrupando “Canto do meu viver”, “Sereia Guiomar”, “O trovador”, “Nasci pra sonhar e cantar”.

ler mais

Grisa, Fugere: Concerto Sinestésico encerra projeto Palco Central 2023

Publicado em 28 de fevereiro de 2024

Divulgação

Acontece na próxima terça-feira (05/03), no Cine-Theatro Central, o espetáculo Grisa, Fugere: Concerto Sinestésico. A apresentação encerra o projeto Palco Central (Edital 2023), iniciativa que trouxe para o teatro uma série de espetáculos de artistas locais e regionais, em um formato intimista, cujo cenário são as belas pinturas de Angelo Bigi. Afinal, neste projeto, público e artistas dividem a cena no palco do Central.

Grisa (@grisaagrisa) e Fugere (@fugerefugere) trazem um repertório marcado por composições inéditas, com um vislumbre dos futuros álbuns destes dois projetos musicais autorais que se entrelaçam, tanto nos processos criativos quanto na interação entre os integrantes. Em suas composições, a música brasileira se encontra com o jazz, o folk e a art rock.

Residentes do estúdio de gravação Canil Recs, os integrantes são Giovana Ribeiro (Grisa), Frederico Arruda, Everton Surerus, Daniel de Mello, Max Souza, Matheus Vieira e Pedro Tavares, musicistas que participaram dos processos de gravação das músicas que serão apresentadas no espetáculo.

ler mais

Grupo É Choro Uai se apresenta no Palco Central

Publicado em 22 de fevereiro de 2024

Divulgação

Na próxima terça-feira, 27, o Cine-Theatro Central recebe o grupo É Choro Uai, fechando a agenda de fevereiro do projeto Palco Central. O espetáculo começa às 18h30 e tem entrada gratuita.

Há 12 anos, o grupo É Choro Uai se apresenta na Zona da Mata mineira. Originária de Santos Dumont, a banda foi formada para atuar no projeto Feira com Choro, realizado na cidade. A formação plural, de seis artistas e diversos instrumentos, permite com que o grupo interprete temas clássicos da música brasileira, com arranjos no estilo choro, regados com elementos da música mineira.

O espetáculo conta com um repertório vasto, com canções autorais do grupo e outros grandes sucessos da música brasileira, em uma mistura de ritmos, harmonias e arranjos, tudo sem perder a mineiridade que é marca registrada do grupo.

ler mais

Palco Central recebe show da cantora mirim Maria Laura

Publicado em 31 de janeiro de 2024

Divulgação

Na próxima segunda-feira, 05, o show “O começo” da cantora Maria Laura abre a programação do Palco Central em 2024, com apresentações ainda relativas ao edital do último ano. Durante o espetáculo, a artista apresenta canções que marcaram o início de sua carreira.

A jovem artista, que possui 12 anos, começou cedo na música e já celebra 5 anos de carreira. Durante sua jornada, Maria Laura lançou um single pela gravadora Sinna Records, em 2020, e participou do reality show The Voice Brasil Kids, em 2022, integrando o time da dupla sertaneja Maiara e Maraísa. Atualmente, ela se dedica a sua carreira através de aulas de canto e cursos de interpretação.

O espetáculo conta com um repertório vasto com músicas da Bossa Nova, do Samba e da Música Popular Brasileira. Maria Laura interpreta grandes nomes desses gêneros, que fazem parte de sua trajetória, como Tom Jobim, Elis Regina e Belchior.

O Começo, de Maria Laura

Dia 05 de fevereiro, segunda-feira, às 18:30 horas no Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa s/nº – Calçadão da Rua Halfeld – Centro – Juiz de Fora, MG). No dia do evento, a entrada será pela portaria lateral, localizada na Galeria Azaria Vilela.

Classificação: Livre

Entrada franca: Ingressos limitados a 120 pessoas, com retirada na recepção do teatro, de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábado, das 9h às 12h.  Outras informações: Cine-Theatro Central – (32) 2102-6330

“Café com Rosquinha” na última terça-feira de Palco Central de 2023

Publicado em 18 de dezembro de 2023

Divulgação

Na próxima terça-feira, 19, o Palco Central recebe o espetáculo “Café com Rosquinha”, estrelado pelo palhaço Rosquinha. A apresentação marca a última terça-feira de 2023 do projeto, que começou em março deste ano e se estende até fevereiro de 2024. Com números circenses e palhaçarias, o show é indicado para todas as idades.

Criado e interpretado por Valdir Alves, o palhaço Rosquinha se apresenta há quase 20 anos e acumula números e expressões clássicas de suas aparições. Durante o espetáculo, ele interage com a platéia criando situações divertidas e inusitadas, para que todos se divirtam juntos. 

São mais de dez números de mágica, entre eles, alguns exclusivos criados para o show no Central. Para dar ritmo e harmonia às cenas, músicas circenses também são apresentadas ao longo do espetáculo. A diversão é garantida para crianças e adultos!

ler mais

Palco Central apresenta o Concerto “Novos Compositores”

Publicado em 18 de dezembro de 2023

Divulgação

No próximo dia 20 de dezembro, quarta-feira, o Palco Central recebe o aguardado concerto “Novos Compositores”, uma celebração da nova geração de talentosos compositores formados no curso de composição musical da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Os artistas que estarão em destaque neste evento são Alice Werneck, Anna Lamha, Daniel Mello, Helio Castro, Igor Fonseca, João Castanheira, Manu Rodrigues, Mateus Maier, Pedro Gabriel Lima, Tadi Martinelli, Vinicius Arriel e Vitória Leão.

A execução das obras será conduzida pelos talentosos músicos da orquestra acadêmica da UFJF, com a regência de Anna Lamha e a direção geral de Raquel Rohr. O Maier Coral , sob a regência de Mateus Maier, também terá participação especial na noite.

O repertório cuidadosamente selecionado e produzido para este concerto é fruto da direção artística e curadoria do renomado compositor Luiz Castelões. Professor da Música na UFJF desde 2009 e criador do Bacharelado em Composição Musical da instituição, Castelões tem desempenhado um papel fundamental na formação e desenvolvimento de jovens talentos. O Bacharelado em Composição Musical da UFJF completará 10 anos em 2024.

O evento promete ser uma experiência única, destacando a inovação e criatividade dos novos compositores da UFJF. Não perca a oportunidade de testemunhar o surgimento de novas vozes na cena musical brasileira.

ler mais

Orquestra Acadêmica da UFJF é atração no Cine-Theatro Central

Publicado em 27 de novembro de 2023

Divulgação

Integrante da nova edição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Artística (Pibiart), administrado pela Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora, a Orquestra Acadêmica da UFJF se apresenta no Cine-Theatro Central, nesta quarta-feira, dia 29 de novembro, às 19 horas, com entrada franca mediante apresentação de ingressos gratuitos em distribuição na recepção do espaço.

Trata-se de um concerto que dá visibilidade ao trabalho realizado na disciplina de prática de orquestra dos cursos de música (bacharelado e licenciatura) realizado com a orientação da professora Raquel Rohr. A Orquestra é vinculada ao Laboratório de Grupos Musicais do Instituto de Artes e Design (IAD) e traz ao público obras de repertório sinfônico e operístico, apresentando como solistas os alunos da classe de Canto da professora Taís Vieira, em trechos da ópera A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Na programação, o 1º movimento do Concerto para Piano em Ré Maior, de Joseph Haydn, com a solista Raphaella Maria Alves, aluna do Bacharelado em Piano na classe do professor Fernando Vago. A apresentação conta ainda com uma orquestração do aluno Josuan Vicenzi, da turma do professor Rafael Fortes, além do 1º e 4º movimentos da Sinfonia nº 1 de Ludwig Van Beethoven.

Antecedendo o concerto, às 19 horas, o professor Rodolfo Valverde realiza uma palestra sobre o repertório a ser executado, prática que enriquece o conhecimento do público sobre a música de Mozart, Haydn e Beethoven, gênios da composição clássica.

ler mais