CINE-THEATRO CENTRAL PREPARA NOVO EDITAL DE OCUPAÇÃO

Publicado em 11 de junho de 2015

Em processo de mudança de gestão, o Cine-Theatro Central apresentará um novo edital de ocupação artística até o final de julho, que contemplará a realização de eventos de produtores locais e nacionais. Segundo o diretor André Xandó, a proposta em estudos permitirá a ampla participação dos segmentos culturais de diferentes portes: “A ocupação do teatro será mais transparente e democrática, obedecendo as determinações dos órgãos de controle, como Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União. Haverá reserva de vagas tanto para os projetos já organizados e com data prevista para acontecer, quanto para demandas espontâneas, de montagens ou produções ainda sem definição de data”, explica.

Nesse período de transição – que se encerra em 23 de agosto de 2015 -, o espaço continuará temporariamente sendo administrado pela Fadepe (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento, Ensino, Pesquisa e Extensão), entidade de direito privado e parceira da UFJF no gerenciamento de projetos. Enquanto a mudança de gestão – que passará diretamente para a UFJF – não se conclui, o Central só poderá receber eventos institucionais de caráter beneficente e filantrópico ou apoiados por leis de incentivo, além de formaturas.

Como ressalta a pró-reitora de Cultura, Valéria Faria, as medidas tomadas neste momento são de caráter provisório, para que não sejam causados danos à gestão do teatro e à comunidade de Juiz de Fora. “O Cine-Theatro Central continua aberto a todos, democraticamente. É um patrimônio nacional e, principalmente, do juiz-forano, que, espectador ou produtor cultural, é priorizado nas ações da universidade”, afirma Valéria. A pró-reitora informa, inclusive, que um projeto de impacto social como o Luz da Terra, voltado exclusivamente para produtores locais, terá continuidade com o lançamento de sua terceira edição em breve, após a mudança de gestão ser efetivada.

Adicionar a favoritos link permanente.