Banda Tenente Januário comemora 80 anos de história com espetáculo no Cine-Theatro Central

Publicado em 14 de setembro de 2017

Divulgação

Com repertório repleto de músicas aclamadas pelo gosto popular, a Banda Tenente Januário se apresenta no Cine-Theatro Central no dia 21 de setembro, às 20h. Os clássicos, que ganham nova roupagem com os arranjos do maestro Jorge Rômulo da Silva, vão das composições de  Ray Conniff às canções icônicas de Frank Sinatra.

Ao total são 15 músicas que pretendem surpreender a plateia e cativar cada vez mais o público juiz-forano para a arte da orquestra sinfônica. “As expectativas são as melhores possíveis. O Cine-Theatro Central é palco de renome e admiração. Nesta apresentação específica, a preparação dos músicos foi redobrada”, completa Walterlo de Almeida, músico e representante da Associação.  

A apresentação no Central conta com apoio do projeto Luz da Terra, realizado pela Pró-reitoria de Cultura da UFJF como forma de incentivo às produções locais.

História

A Associação Musical Tenente Januário, comumente conhecida como Banda Tenente Januário, é a mais antiga sociedade de orquestra em Juiz de Fora. Em atividade desde 1936, carrega o nome do seu primeiro regente, o Tenente José Januário da Silva. A banda foi contemplada com os títulos de Utilidade Pública Municipal, em 1961, e Estadual em 1971. Desde 1970, a corporação ensaia e realiza eventos em sua sede na Rua Humaitá, local cedido com auxílio da prefeitura.

Com 81 anos completos em 2017, a história da banda é marcada por grandes talentos e líderes da música juiz-forana. Desde 2009 a associação experimenta a renovação do repertório e do quadro de músicos visando à disseminação da experiência sinfônica na cultura popular. Atualmente a orquestra apresenta-se regularmente em praças públicas da cidade e participa de encontros regionais. O grupo fez parte dos Corredores Culturais da FUNALFA em 2010, 2013 e 2017.  

Projeto

O projeto Luz da Terra foi lançado em 2013 pela Pró-reitoria de Cultura, com o objetivo de democratizar o acesso ao palco do Central, contribuindo para a divulgação da produção artística local e para a formação de público.

Música de Orquestra – Banda Tenente Januário

Dia 21 de setembro, às 20h, no Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa, s/n, Centro – Juiz de Fora, MG)

Entrada franca

Mais informações:

Cine-Theatro Central – (32) 3215-1400

Adicionar a favoritos link permanente.