Publicado em 28 de setembro de 2017
Com a proposta de valorizar a presença histórica do negro em Minas Gerais e destacar sua participação na formação da cultura brasileira, o espetáculo Teófilo, um sonho de liberdade, contemplado pelo Projeto Luz da Terra, chega ao Cine-Theatro Central no próximo domingo, dia 1º de outubro, às 19h. A peça teatral é baseada em fatos reais e conta a história de Teófilo, negro escravizado que viveu em Belmiro Braga, Minas Gerais, no século XIX.
De acordo com documentos do Arquivo Histórico de Juiz de Fora, Teófilo vivia com a mulher e os filhos em uma fazenda de propriedade de Francisca Umbelina Nazaré. Depois de muito tempo, o homem resolve fugir, sendo recapturado quatro anos mais tarde pelo italiano Domingos Lamoniaca.
O espetáculo parte da trajetória de Teófilo para contar a história do ponto de vista daqueles que sempre foram excluídos. O principal objetivo é motivar a reflexão do público sobre a resistência à escravidão e a cultura afro-brasileira, provocando mais visibilidade e questionamentos acerca do preconceito racial.
Os artistas tratam com suavidade a questão racial e abordam a emoção como ponto principal. A peça é encenada por três atores, uma dançarina e um músico. A trilha sonora terá execução ao vivo, com o fim de adicionar ainda mais comoção e veracidade ao espetáculo.
A peça foi contemplada pela Lei de Incentivo à Cultura Murilo Mendes no ano de 2013 e resgata o contato do público com o tema da escravidão em Minas Gerais, onde se concentrou grande mão-de-obra escrava. Na época de sua idealização, a iniciativa se expandiu com a realização de oficina em comunidades quilombolas, em parceria com a UFJF.
O Projeto Luz da Terra, lançado pela Pró-reitoria de Cultura da UFJF para ocupação do Cine-Theatro Central por produtores locais, incentivando sua produção, tem como propósito educar, divertir e instruir o público através da arte.
Teófilo, um Sonho de Liberdade
Dia 1º de outubro, às 19h, no Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa, s/n – Centro – Juiz de Fora – MG)
Ingressos:
Plateias A e B – Inteira (R$ 20,00) Meia ( R$ 10,00)