Pé de Moleque homenageia centenário de Jacob do Bandolim no Palco Central

O quinto e último espetáculo do Projeto Palco Central em 2018 vai contar  om uma apresentação de choro, popularmente conhecido como chorinho, gênero de música popular instrumental brasileiro. Quem se apresenta é o grupo juizforano Pé de Moleque, que homenageará um dos maiores nomes do choro no Brasil, Jacob do Bandolim. O evento vai acontecer dia 4 de dezembro, às 18h30, com entrada franca. Em março de 2019, o Projeto Palco Central – iniciativa da Pró-reitoria de Cultura e do Cine-Theatro Central – estará de volta, com atrações de qualidade para a população da cidade.

Foto divulgação

Jacob Pick Bittencourt, mais conhecido como Jacob do Bandolim, nasceu em 14 de fevereiro de 1918 e faleceu em 13 de agosto de 1969. Ele foi um dos maiores músicos do seu tempo, quer como instrumentista quer como compositor. Foi o autor de clássicos como Vibrações, Doce de Coco, Noites Cariocas, Assanhado e Receita de Samba. Suas composições estão entre algumas das melodias mais executadas nas rodas de choro de todo o país, pois trazem estruturas harmônicas e construções melódicas que soam, ainda hoje, depois de tantos anos, como extremamente modernas e elaboradas.

Neste ano do seu centenário, Jacob tem sido alvo de muitas homenagens pela importância de seu legado. Músicos e admiradores do artista estão realizando shows, lançamentos de discos e postagens em redes sociais, trazendo para o presente clássicos de sua autoria. Por isso, o conjunto Pé de Moleque, formado pelos músicos Cazé Santos (bandolim), Caetano Brasil (clarinete), Armando Júnior e Wellington Duarte (violões), Fabrício Nogueira (cavaquinho) e Márcio Gomes (pandeiro), também presta sua homenagem àquele que figura na galeria dos grandes músicos brasileiros e cuja obra que vem atravessando gerações.

 

Grupo Pé de Moleque

O grupo Pé de Moleque foi montado especificamente para este show em homenagem a Jacob do Bandolim por ocasião de seu centenário de nascimento. Ele é formado por músicos que sempre participaram do Clube do Choro de Juiz de Fora, criado em 1997. Cazé Santos, Márcio Gomes e Wellington Duarte tocam juntos desde o início do Clube do Choro; já Fabrício Nogueira e Armando Júnior começaram a participar por volta de 2003, e Caetano Brasil, que é o mais novo do grupo, entrou no Clube em 2010.

Todos os músicos têm larga experiência com o gênero choro e atualmente participam do projeto Choro de Segunda, que acontece todas as segundas-feiras no Bar do Gilbertinho. Cazé Santos dedica-se ao choro desde 1988, quando foi um dos criadores do conjunto Choro e Cia., responsável pela retomada do gênero em Juiz de Fora com apresentações semanais no Jazz Club, no bairro São Mateus.

Márcio Gomes toca choro desde 1974, quando participava do grupo Gardênia Dourada. Posteriormente morou no Rio de Janeiro, onde tocou com os grupos Nó em Pingo d’Água, Vibrações  e Zé da Velha e seus Chorões. Em Juiz de Fora, tocou no Choro e Cia. e no grupo Bola na Trave.

Wellington Duarte morou em São Paulo e em Brasília, onde tocou com importantes nomes do choro no Brasil. Ao retornar a Juiz de Fora, integrou o Clube do Choro, sempre se apresentando ao lado de seus integrantes.

Fabrício Nogueira, Armando Júnior e Caetano Brasil desenvolveram-se como músicos de choro quando passaram a frequentar o Clube do Choro, que já se encontrava em plena atividade. Hoje atuam na cidade e região, tocando em grupos de choro e de samba.

Para esta homenagem a Jacob do Bandolim, o repertório, com quinze peças, é constituído exclusivamente de choros e valsas de autoria do compositor. A expectativa é que o público conheça mais da obra do músico e sua relevância na música instrumental brasileira.

 Projeto Palco Central

 O projeto Palco Central nasceu do desejo de trazer artistas, músicos, peças de teatro, dança e performances, especialmente aqueles que produzem em nossa cidade ou região, para o Cine-Theatro Central. A proposta é fazer com que artistas e público dividam o palco, com a plateia lado a lado da atração do dia, de forma intimista, criando um novo jeito de compartilhar e experimentar o espaço. A proposta, realizada e produzida de forma conjunta entre as equipes da Pró-reitoria de Cultura da UFJF e do Cine-Theatro Central, com aval do Conselho Diretor, tem ingressos distribuídos gratuitamente ou com arrecadação com valores populares.

Palco Central – Grupo Pé de Moleque homenageia centenário do Jacob do Bandolim

Dia 4 de dezembro (terça-feira), às 18h30, no Cine-Theatro Central – Praça João Pessoa s/n, Centro – Juiz de Fora, MG (Entrada pela lateral do teatro, na Galeria Azarias Vilela)

Entrada franca (Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na recepção do teatro, de segunda a sexta-feira, de 9h ao 12h e das 14h às 17h, e aos sábados, de 09h ao 12h).

Outras informações:    

Cine-Theatro Central – (32) 3231-4051

Adicionar a favoritos link permanente.