Edital do projeto Luz da Terra já recebe inscrições

Publicado em 18 de junho de 2019

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, torna pública a abertura do edital do projeto Luz da Terra, nesta segunda-feira (17 de junho), para ocupação de sete datas no período compreendido entre 22 de agosto de 2019 e 30 de abril de 2020. Oportunidade de incentivo e visibilidade à arte e à cultura em suas múltiplas manifestações, o Luz da Terra volta a aproximar, democraticamente, produtores, artistas e público.

 Considerado como uma inspiração para muitos, o palco do Cine-Theatro Central faz parte da memória coletiva de Juiz de Fora e região, e continua a ser alvo das aspirações de atores, músicos, dançarinos, performers, entre tantos artistas e produtores embalados pelo sonho de se apresentar em um espaço com reconhecida importância arquitetônica e histórica, além da imponência e da tradição que o cercam.

 Inestimável

 Fundado em 1929, pela Companhia Central de Diversões, o Cine-Theatro Central foi projetado por Raphael Arcuri e teve sua decoração interna à cargo de Angelo Bigi, vindo a se tornar um dos principais teatros do cenário nacional. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1994, constitui-se um bem imóvel de valor inestimável para a população.

 Ao longo dos anos, o Cine-Theatro Central abriu as cortinas para grandes nomes do teatro, da dança e da música, talentos como Bibi Ferreira, Sérgio Britto, Paulo Gracindo, Déborah Colker, Gonzaguinha, Rita Lee, Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso, Ney Matogrosso e outros internacionais, como os balés da Bielo-Rússia e do Momix.

Origens

 Com o intuito de democratizar o acesso a obras relevantes no cenário regional, a Pró-reitoria de Cultura, criada em 2006, vem proporcionando abertura àqueles que, identificados com a produção local, reverenciam a arte, seja através do teatro, da música, da literatura e das demais formas de expressão artística.

 As origens do Luz da Terra remontam ao “Projeto Sérgio Lessa”, de 2007, que homenageava um notável professor de história, ator e diretor regional, até que, em 2012, com a morte do jornalista e também ator e diretor Robson Terra, em tributo ao mesmo passou a ser chamado “Luz da Terra” a partir de 2013.

 “Com mais de dez anos de realizações e atividades ininterruptas, o projeto avança com um processo seletivo que atenta para questões como permanência, relevância, originalidade, extensão cultural e social, reforçando sua missão de incentivar a produção juiz-forana a partir de propostas que, após processo de seleção, ocuparão as 07 datas exclusivamente cedidas àqueles talentos que são ‘Luz da Terra'”. (Trecho extraído do edital).

Prazos

 Os interessados na participação do edital devem ficar atentos às seguintes datas:

 De 17/06/2019 a 08/07/2019 – Inscrições

Até 12/07/2019 – Divulgação do resultado parcial

De 15/07/2019 a 17/07/2019 – Interposição de recurso

Até – 22/07/2019 – Divulgação do Resultado Final

 Para outras informações, consulte o edital disponível pelo link:

https://www.theatrocentral.com.br/projeto-luz-da-terra/

Adicionar a favoritos link permanente.