Festival recebe Grupo Giramundo com o espetáculo Carnaval dos Animais

Publicado em 16 de julho de 2019

Divulgação

O público infantil, mais uma vez, não foi esquecido na programação do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Nesta 30ª edição, crianças de todas as idades vão conferir um clássico do repertório do grupo Giramundo, o espetáculo Carnaval dos Animais. Essa fantasia para pequena orquestra de Camille Saint-Saëns foi adaptada para teatro de bonecos, em 1996, por Álvaro Apocalypse, artista plástico fundador da companhia, e é um marco da forte relação do grupo com a música. A apresentação acontece no dia 25, às 16h, no Cine-Theatro Central.

Para a equipe do Giramundo, é um prazer e uma honra participar de um evento dedicado a grandes compositores da música antiga. “Apresentar o espetáculo Carnaval dos Animais, que é um marco na história do Giramundo por unir música clássica com marionetes de manipulação clássica, é trazer para o presente a excelente música de Camile Saint Saëns”, afirma Ricardo da Mata.

A adaptação foi pensada por Apocalypse como um aprofundamento da experiência de Pedro e o Lobo (1993), buscando agilidade e leveza na cenografia e qualidade de manipulação e da imagem. Na trama, marionetes a fio contam a decisão do Rei Leão de dar uma festa na floresta, para a qual convida todos os animais, mas proíbe a entrada dos animais de boca grande.

O espetáculo continua a busca de uma cena “multi-técnica”, utilizando marionetes a fio, bonecos planos, teatro de sombra, bonecos de luva e o marionetista ator, na interpretação das personagens.

Companhia de Teatro de Bonecos Giramundo

Divulgação

O Giramundo foi criado em 1970 pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Madu. Os dez anos seguintes são marcados por aprendizado e aprimoramento técnico contínuos – e já consolidam algumas das bases do processo de trabalho do grupo: o planejamento técnico e o apuro plástico na construção dos bonecos e a exploração de temas da cultura brasileira.

Grande parte das montagens dos anos 1980 é construída dentro do contexto de parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com o espetáculo Giz, de 1988, o Giramundo começa a seguir um caminho experimental influenciado por correntes das artes plásticas e do teatro de bonecos europeu.

Já na década de 1990, somando 12 montagens, esses anos de intensa produção podem ser chamados de “década dos bonecos e orquestra”: o Giramundo se aproxima da música erudita e monta, por exemplo, versões de óperas – além de trabalhos ligados a temas tradicionais e espetáculos de teatro experimental, de rua e educativo.

A virada do século se mostra um período de grandes mudanças. Em 2003, o Giramundo perde seus criadores, Álvaro Apocalypse e Terezinha Veloso, finda a parceria com a UFMG e instala-se em sede própria, que reúne teatro, museu, escola e estúdio de animação. Bonecos do grupo vão para a TV, e a produção de vídeos e animações em stop motion se consolida como um novo campo de atuação. A estrutura organizacional se complexifica, abrindo espaço para as linguagens cinematográfica e multimídia – que vão direcionar a década seguinte.

Hoje, o Giramundo descreve lenta curva: a ideia de grupo de teatro, que orientou suas atividades durante 30 anos, cede espaço para a de um grupo multimídia, que atua com bonecos reais e suas versões em vídeo. A experiência com autômatos se une à de
construção de bonecos gigantes. A relação com a música se intensifica, e os bonecos do grupo começam a ser usados em shows e concertos ao vivo. Essa fronteira entre o teatro de bonecos e a animação, a música, a dança e as artes plásticas parece ser o território do “Giramundo XXI”.

30º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga – O carnaval dos animais – Grupo Giramundo

Dia 25, às 16h, no Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa, s/n – Centro, Juiz de Fora, MG)

Entrada franca (Os convites serão distribuídos no Centro Cultural Pró-Música no dia da apresentação, das 8h às 18h. Máximo de quatro convites por pessoa)

Outras informações:

Centro Cultural Pró-Música/UFJF – (32) 3218-0336

http://promusicaufjf.com.br/30festival/

Adicionar a favoritos link permanente.