Publicado em 27 de outubro de 2022
Sucesso de público em suas edições anteriores, o projeto “Operando” chega ao Cine-Theatro Central no domingo, 6 de novembro, às 20 horas, com a Orquestra Sinfônica Pró-Música e cantores solistas do curso de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) interpretando diferentes árias, sob a regência do maestro Victor Cassemiro. Uma hora antes do espetáculo, o professor Rodolfo Valverde, do Departamento de Música da UFJF, realiza uma palestra sobre a história da ópera no Brasil e no mundo, contextualizando a plateia sobre o que a noite lhe reserva. Mesquita, Verdi, Puccini, Mozart, Pergolesi e Bellini estão entre os destaques do repertório.
Cassemiro explica que o projeto foi concebido para democratizar a ópera, de forma a alcançar novos e diferentes públicos. O “Operando” já conta com uma plateia assídua e o interesse em acompanhar de perto vem crescendo a cada concerto que a Orquestra realiza. “Essas apresentações mostraram que a ópera é um estilo fácil de ser compreendido e assimilado. As explanações do professor Valverde são muito importantes para contextualizar e permitir acompanhar o que está se passando em cena, tanto na música quanto nos textos”, diz.
Esta é a quarta edição presencial do projeto que teve início em 2017, sendo que durante a pandemia de Covid-19 foram realizados dois concertos virtuais. Um detalhe fundamental nas apresentações é que há um telão colocado ao lado do palco para a transmissão do que se passa nas cenas, com traduções simultâneas dos diálogos, a fim de acompanhar a história que está sendo contada no palco. “Assim, as pessoas conseguem compreender e apreciar toda a trama”, constata, observando que a admiração de cada espectador vem do entendimento do que se passa durante a execução das árias, sempre repletas de emoção.
A programação da noite inclui diferentes composições, a começar com a “Abertura” da ópera “Uma noite no castelo”, de Henrique Alves de Mesquita, e, em sequência, “Finch’han dal vino” e “Deh Vienealla Finestra”, da ópera “Don Giovanni”, de Wolfgang Amadeus Mozart; “Ave Maria”, da ópera “Otello”, de Giuseppe Verdi; ”Quando me Voi”, da ópera “La Boheme”, de Giacomo Puccini; “Abertura”, da ópera “Lucio Silla”, de Mozart; “Ach ich Fuhle ES”, da ópera “A flauta mágica”, de Mozart; “Per te io ho nel core”, da ópera “La serva Padrona”, de Giovanni Battista Pergolesi; “Casta Diva”, da ópera “Norma”, de Vincenzo Bellini; e “Coro di Zingari”, da ópera “Il Trovatore”, de Verdi.
Serviço
Concerto: “Operando” Data: 6 de novembro, às 20h. Local: Cine-Theatro Central Endereço: Praça João pessoa s/n Entrada: gratuita, mediante ingressos (máximo de quatro por pessoa) a serem retirados na recepção do teatro. Convites: dias 1º, 3 e 4, das 9h às 12h e das 14h às 17h30; dia 5, das 9h às 12h. Se houver disponibilidade de ingressos na data do espetáculo, a distribuição se dará a partir da 19h. Outras informações: (32) 2102-6330; (32) 2102-3964 |